isqueiro, isqueiros, zippo, fluido, historia, gás, maçarico, chama, icônico, elegante, colecionável, ‎lighters, recarregável, pavio, pedra, original, slim, aquecedor, plasma, porta isqueiro
cartclosedowneyefacebookfilterheartinfo-barsinfo-cardinfo-packageinstagrammailmenunextprevioussearchsendtelephonetwitteruserwhatsappyoutube

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Você sabia que o Zippo, um dos isqueiros mais famosos do mundo, só existe por conta de os isqueiros da época serem feios e não combinarem com os ternos aristocráticos? No início da década de 1930, George Grand Blaisdell, posteriormente inventor da marca ZIPPO, observou um cavalheiro retirar de seu terno um isqueiro feio e pesado para acender o seu cigarro e, inconformado com a combinação trágica de moda, perguntou ao dono do isqueiro do porque dele não combinar o isqueiro com seus trajes. A resposta foi simples e objetiva: “Porque esse aqui funciona!”

Está resposta virou uma chave na cabeça de George que revolucionou o mercado de isqueiro com um produto que mantém status de ícone até os dias de hoje: O isqueiro Zippo.

 


 

QUEM É A ZIPPO?

 

George Grand Blaisdell, fundador da Zippo Manufacturing Company em 1932

George Grand Blaisdell, fundador da Zippo Manufacturing Company em 1932

 

Zippo Manufacturing Company, fundada por George G. Blaisdell em 1932, situada em Bradford, Pensilvânia, EUA e produziu o primeiro Zippo em 1933, inspirado em um isqueiro austríaco de design semelhante, o Imco, ou Binga, como é conhecido aqui no Brasil.

São isqueiros únicos com sua estrutura sendo quase toda feita de metal pois George, que na época era jovem. Começou a trabalhar na empresa de sua família, a Blaisdell Machinery Company, onde aprendeu a trabalhar com o metal e posteriormente usou essas habilidades para construir a base de seu isqueiro trinta anos depois.

Tudo começou quando observou um amigo acender seu cigarro desajeitadamente com um isqueiro austríaco pesado e de uma superfície metálica que se deformava com facilidade.

Na época de seu lançamento, a Grande Depressão engolia o país, arrasando a economia e falindo muitas empresas consideradas economicamente "estáveis". Assim, falido e sem recursos, Braisdell apostou em investir na produção de isqueiros que pudessem manter um visual fino, sempre leves, funcionais e duradouros, sendo um dos primeiros a possuir um sistema de queima que se assemelhava ao de uma lamparina e funcionava até mesmo com a chama exposta para fortes rajadas de vento.

Em 1932 é criada uma pequena caixa retangular de metal, na qual dentro há um fluido inflamável que embebia um pavio de pano. Na ponta uma pederneira para fazer faíscas em direção à extremidade do pavio. Quando acesa, a chama dificilmente apagava com o vento. A tampa, antes removível, agora possuía uma dobradiça que a mantinha fixa com a ajuda de uma mola. Agora bastava um movimento com o polegar para que ela se abrisse ao som de um "clique", sua marca registrada.

Seu nome, Zippo, foi uma derivação da invenção do zipper, um sistema corrediço de abertura e fechadura de casacos que substituíam os botões. Blaisdell gostava muito dessa invenção.

Era um dos únicos isqueiros recarregáveis e que possuíam um sistema de queima diferente da concorrência. Por isso, muitos filmes, séries televisivas e etc, utilizavam os isqueiros

Ele inicialmente era vendido por U$1,95, o que analisando pelo contexto da época, equivalia a comida para uma família inteira. Todos o consideravam loco por estabelecer este preço para os seus isqueiros, porém logo se iniciou a II Guerra Mundial, onde os isqueiros passaram a ser fornecidos não apenas para os civis, mas para as forças militares aliadas, tanto é que, por conta do sucesso, posteriormente a demanda militar se tornou prioridade, paralisando temporariamente as vendas para a demanda popular.

Como eram lisos, vários soldados entalhavam seus nomes e mensagens na estrutura de metal do Zippo, sendo as primeiras customizações do isqueiro. Posteriormente, muito por conta da alta demanda, diversos desenhos foram sendo utilizados nos Zippos para agradar a clientela. Assim, surgiram customizações de logos de empresas, de marcas famosas, de filmes e desenhos animados da época, se tornando uma lenda no mercado e garantindo o seu espaço no mercado até os dias de hoje.

 


 

A ZIPPO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

 

Soldado acendendo um cigarro com um Zippo em meio a guerra.

 

Os Estados Unidos entraram de cabeça na 2ª Guerra Mundial após o ataque de forças militares japonesas a tripulação de Pearl Habour, em dezembro de 1941. Com isso, todo o produto fornecido por fabricas, como latão ou cromo se tornaram escassos por conta de toda a produção do país estar sendo direcionada para tropas aliadas. Então, Blaisdell teve que substituir os metais que compunham o corpo de seus isqueiros rapidamente.

Foi assim que começaram a investir na linha de Zippos "Black Crackle Zippos", isqueiros feitos com chapas de aço e cobertas por um plástico negro para protege-las da corrosão. Esta versão de isqueiro tornou-se padrão do exército dos Estados Unidos e cada soldado possuía um.

Os isqueiros foram uma peça importante no equipamento dos soldados e muito se dá por serem praticamente eternos e muito fáceis de se acender e de se utilizar. As chamas eram muito resistentes, sendo utilizadas para acender cigarros, esquentar sopa no capacetes ou abrir caminho no meio da noite.

As personalizações dos isqueiros começaram com os soldados, que arranhavam seus nomes ou mensagens na capa do Zippo. Logo a Zippo adotou a ideia e começou a produzir customizações a quem pagasse e, posteriormente, passou a ser uma mídia digital para pequenas e grandes empresas da década de 1960.

A utilização dos isqueiros na guerra construiu a imagem do produto, que agora era uma espécie de ícone americano para o mundo. Nos anos 50's, galãs como James Dean e Humphrey Bogart marcaram a fama do Zippo com charme e "poses de mal" icônicas com o produto em mãos em suas cenas no cinema. Sua trajetória por Hollywood seguiu forte também ao lado de ícones como Frank Sinatra a George Clooney.

 

Zippos customizados e colecionáveis sobreviventes da guerra do Vietnã.

 


 

CELECIONÁVEIS DO VIETNÃ

Zippos customizados e colecionáveis sobreviventes da guerra do Vietnã.

 

Por agora fazer parte do equipamento de cada soldado americano na guerra, muitos militares personalizavam seus Zippos com mensagens ou nomes, porém, na guerra do Vietnã, alguns escolheram satirizar, declarar guerras ou até mesmo marcar recados frívolos nas capas dos isqueiros. Com o tempo, os donos dos Zippos acabaram deixando esse mundo, mas seus isqueiros permaneceram intactos até os dias de hoje, muitos deles pertencendo a museus de história por todo o mundo ou aos colecionadores raízes, tendo o seu preço bastante valorizado.

Mesmo não sendo o intuito o design do isqueiro ser um dos principais atrativos, seu modelo foi sendo adaptado a alta demanda de funcionalidades por décadas, tendo um espaço vitalício no mercado e na coleção de amantes de isqueiros.

 


 

COMO ENCONTRAR A IDADE DE UM ZIPPO?

 

Você sabia que quanto mais velho for o seu isqueiro Zippo, mais valoroso ele se torna? Como todo colecionável, o Zippo possui detalhes que o destacam dos demais itens em uma prateleira de um colecionador. Um deles é a data de fabricação.

Encontrar a idade do isqueiro não é tão difícil, principalmente para os Zippos produzidos a partir do ano 2000, onde sua numeração passou a ser mais visível e compreensível. Antes, todos eles vinham com alguns códigos diferentes que você precisaria ter conhecimento para poder descobrir a data de fabricação. Siga a baixo os passos para poder decifrar a idade do Zippos mais antigos! Confira já!

  • Grafia. Mesmo se ele não possuir um código específico, geralmente visto nos isqueiros entre os anos de 1933 à 1957, foram publicadas três logotipos da Zippo ao longo da história, sempre variando as letras e símbolos que compunham o nome Zippo na capa do isqueiro;

Os publicados até o ano de 1937 possuem a frase "Pat. Pending" em sua base, que significa que foram fabricados antes de serem patenteados. O selo Patent 2032695, também em sua base, quer dizer que o isqueiro foi feito artesanalmente em 1937.

  • Selo na base com a frase "Black Crackle Patent 203695" significa que ele foi fabricado entre os anos de 1949 à 1957. Se a mensagem "Patent 2517191" estiver gravada no meio da base, a fabricação ocorreu entre os anos de 1951 à 1957;
  • A partir dos anos de 1950, os Zippos passaram a ter uma marca na parte inferior do isqueiro. Inicialmente era para manter o controle de qualidade do isqueiro, mas com o tempo se tornou uma peça inestimável para os colecionadores. 
    • Os fabricados entre os anos de 1957 e 1965 tem em cada canto de um a quatro pontos;
    • Fabricados entre os anos de 1966 e 1972 possuem de uma a quatro linhas verticais em cada lado de sua base;
    • Fabricados entre os anos de 1974 e 1981 possuem barras nos lados para marcara a data de fabricação;
    • Fabricados entre os anos de 1982 e 1986 A Zippo usou uma variação do anterior que agora exibia contra - barras.

 

 

 

  • Nos anos de 1986 e 2000 foram utilizadas uma combinação de letras e números romanos para representar as datas, por isso você deve observar se a combinação entre letras e números romanos indicam a data de sua fabricação. As letras de "A" à "L" seguidos por dois números, significam que a fabricação ocorreu entre os anos de 2001 e 2010.

As letras e os números são colocados desta forma para representar os meses e anos em que foram fabricados, por exemplo:

  • As letras "A" e "L" representam respectivamente Janeiro e Dezembro e, os dois dígitos representam os últimos algarismos do ano em que foram fabricados (20 para 2020). Esse sistema de números são para os Zippos de 2001 à 2010;

  • O números de dobradiças em sua tampa também podem indicar sobre a data em que foi fabricado, porém como os primeiros modelos tinham defeitos em suas tampas, a maioria delas foram substituídas por novas. Esse tópico pode não ser muito confiável mas pode servir de curiosidade!
    • Dobradiças externas com 3 divisórias: 1932 – 1935;
    • Dobradiças externas com 4 divisórias: 1936 – 1937;
    • Dobradiças internas com 4 divisórias: 1936 – 1943;
    • Dobradiças internas com 3 divisórias:1943 – 1948;
    • Dobradiças internas com 5 divisórias:1948 – atual;
    • Dobradiças externas com 5 divisórias: réplicas de 1932 e 1935.

  • Até mesmo os buracos na chaminé, por onde sai o pavio que será queimado?
    • 16 (8 de cada lado) – 1933 – 1934;
    • 14 (7 de cada lado) – 1935 – 1946;
    • 16 (8 de cada lado) – 1947 em diante.

​​

Ou seja, observando bem o fundo dos isqueiros Zippo é possível encontrar registros de sua fabricação desde a década de 1930, tornando eles, um dos materiais mais duradouros e cobiçados pelos colecionadores de plantão! Muitos deles podem chegar a valer mais de 100 mil dólares! É uma relíquia!

 


 

OUTROS PRODUTOS DA LINHA ZIPPO

Recentemente a Zippo tem expandido a sua linha de produtos, incluindo novos tipos de isqueiros em seus catálogos. 

ISQUEIRO COMUM

Isqueiro recarregável comum, com a chama alimentada pelo fluido de isqueiro. É recomendado que se utilize apenas o fluido original Zippo para o seu isqueiro Zippo. Se usar outro tipo de fluido, o interior da peça irá se degradar com o tempo, acumulando resíduo e danificando o isqueiro periodicamente.

 


 

ISQUEIRO DE PLASMA

 

Isqueiro de plasma, não possui chama, mas sim uma descarga de energia concentrada. É recarregável pela cabo USB, sem necessitar de fluido para o seu funcionamento.

Tenha MUITO CUIDADO ao manusear os isqueiros de plasma pois, assim como o de chama, ele pode causar queimaduras sérias por ter uma voltagem muito alta de energia.


 

ISQUEIRO MAÇARICO

 

 

 

Isqueiro semelhante com o de chama comum, porém com a mesma sendo regulável e consideravelmente mais potente e localizada como a chama de um maçarico comum. Porém, diferente do isqueiro convencional que é recarregável com fluido, o maçarico Zippo é recarregável com gás butano Zippo que, da mesma forma que convencional, é recomendável que recarregue o isqueiro apenas com o gás original, sem variar a marca para não danifica-lo. 

 


 

ZIPPO SLIM

 

A versão Slim da linha dos isqueiros. Pequeno e recarregável. São retangulares e têm uma tampa dotada de uma dobradiça que o faz abrir e fechar.

 


 

AQUECEDOR DE MÃOS ZIPPO

 

O aquecedor de mãos Zippo é o produto mais novo da linha dos Zippos, o Aquecedor de mãos Zippo mantém suas mãos e dedos aquecidos por até 12 horas. Possui um design elegante e compacto podendo ser guardado em qualquer bolso com facilidade. Este item é perfeito para atividades ao ar livre seja para caçar, pescar, acampar ou apenas aproveitar uma noite fria com os amigos.

 


 

ACESSÓRIOS

A Zippo tem incluído acessórios a sua linha também! Confira!

 

PEDRA PARA ISQUEIRO ZIPPO

 

A pedra para isqueiro Zippo é de primeira qualidade e produz uma faísca forte para acender as chamas. Invista no perfeito funcionamento de seu Zippo utilizando apenas produtos e acessórios originais da marca Zippo para estender a vida útil de seu isqueiro!

 


 

PAVIO PARA ISQUEIRO ZIPPO

O pavio para Isqueiro Zippo é resistente e sustentado com cobre para que dure mais. Invista no perfeito funcionamento de seu Zippo utilizando apenas produtos e acessórios originais da marca Zippo para estender a vida útil de seu isqueiro!

 


 

PORTA ISQUEIRO ZIPPO CLIP

O Zippo Z-Clip mantém seu isqueiro Zippo à mão. Os recursos do Z-Clip incluem uma unidade robusta de plástico preto que se prende aos cintos, faixas, bolsos ou viseiras. Ele mantém seu isqueiro à prova de vento Zippo com segurança, sendo facilmente acessível ao indivíduo.

 


 

PORTA ISQUEIRO ZIPPO COURO

O Porta-isqueiros Zippo em couro legitimo preto, possui um design estiloso que torna o seu isqueiro Zippo mais acessível. Este item acompanha um clip em sua parte traseira que se encaixa em qualquer cinto ou bolso, garantindo segurança e acessibilidade para o seu isqueiro. Perfeito para carregar seu isqueiro Zippo em qualquer lugar.

 


 

FLUIDO PARA ISQUEIROS ZIPPO​

 

O fluido é o principal combustível para a chama do seu isqueiro. Porem, este produto é altamente inflamável, portanto deve ser manuseado com cuidado e mantido fora do alcance das crianças.

 


 

GÁS BUTANO ZIPPO

 

Assim como o fluido, o gás butano é a melhor opção para o isqueiro maçarico Zippo. Seu desempenho se otimiza e conserva a peça. Porem, assim como o outro, este produto é altamente inflamável, portanto deve ser manuseado com cuidado e mantido fora do alcance das crianças.

 


 

CURIOSIDADE

 

Você sabia que a Zippo já lançou um modelo automobilístico exótico, em 1947? Zippo Car ou Zippomobile era carro que havia sido projetado para se assemelhar ao isqueiro, se transformando em um modelo icônico para promover a marca. Com a comemoração de 50 anos, em 1997, a Zippo lançou uma versão mais recente do carro e a apelidou como de Zippomobile — Car ll.

Posteriormente, em 2011, o Zippo Jeep nascia, dando continuidade a família icônica de carros inspirada em isqueiros Zippo.

 

Zippomobile

 

Zippomobile — Car ll

 


 

ONDE COMPRAR?

 

Caso você não esteja a procura de peças para colecionador ou de produtos antigos (ou os famosos vintage), você pode estar comprando diretamente do site oficial Zippo ou em lojas autorizadas em todo o território brasileiro.

Podemos estar encontrando os isqueiros tanto em lojas físicas quanto em virtuais pois Zippo é muito comum no mercado. Você sabia que a Smoker's Tabacaria é uma das lojas distribuidoras das isqueiros Zippo pelo Brasil? Isso mesmo! Venha conferir em nossa seção exclusiva Zippo!